Warsaw Village Band – Polónia

Ao longo das suas viagens pela Polónia rural, aprenderam a música tradicional pela voz e pelas mãos dos mais velhos, música que, tal como na maioria dos países da Europa, se encontrava no esquecimento. A partir das suas recolhas, a banda não se limitou a adaptar os temas tradicionais, baseou-se nestes temas e criou também temas originais e uma sonoridade própria, facilmente identificável que a Warsaw Village Band rotulou como “Folk hardcore” não pelo volume do som, mas pela força que transmitem em disco e sobretudo em palco.

WVBnv

Warsaw Village Band – Cranes
Warsaw Village Band – Moja Dolo

Em 2004 A BBC distinguiu a banda com o prémio “Novos Valores”( BBC WORLD MUSIC AWARD).

Em 2006, ganharam o Grammy polaco “Frederik Award” o que viria  a acontecer por mais 2 vezes.

A Warsaw Village Band realizou concertos em lugares tão distantes como o Alasca, Japão, Taiwan, Portugal, Moscovo e Paris recolhendo opiniões fantásticas da crítica e do público. Ao todo, conseguiram um desempenho de mais de 500 concertos em quatro continentes e em mais de 30 países.

Em 2012 é lançado “NORD” o 6º CD da carreira da WVB. “Nord” é um encontro de vários músicos em busca de elementos comuns entre eslavos, escandinavos e os povos indígenas do Norte geográfico. (As relações entre os países do Norte têm uma longa história. Os vikings invadiram terras polacas na Idade Média e aí deixaram as suas influências assim como o fizeram no continente da América do Norte) Desta “cimeira” resultou uma música estranhamente familiar, dura, mas digna, fria, áspera, profunda e forte, com um toque de nostalgia e com uma emoção penetrante da verdade.

A Warsaw Village Band já actuou por diversas vezes em Portugal: Festival de Músicas do Mundo de Sines (2 vezes), Fórum Lisboa, Festival Raízes do Atlântico (Funchal), Tavira, Festival Maré de Agosto (Santa Maria- Açores).

 

“NORD” é o 6º trabalho da banda, ed. 2012. CD-Nord